Como medir o ROI do reconhecimento aos colaboradores (Parte 1)

por Renzo Dasso
5 min de leitura.

 

Alguma vez você já ouviu a seguinte frase: sei que reconhecer os empregados é importante para o sucesso da empresa, mas onde está o ROI?

Como medir o ROI do reconhecimento aos colaboradores?

A gerência de Recursos Humanos está sob constante pressão para mostrar resultados da sua gestão, em particular no que diz respeito às variáveis brandas como motivação, compromisso e colaboração, entre outras, que são mais difíceis de medir e, portanto, estão sujeitas a um escrutínio (ou ceticismo?) mais minucioso da alta administração.

Uma dessas variáveis é a motivação dos colaboradores. Um número crescente de empresas conta com programas de reconhecimento para motivar seus funcionários para o trabalho e comprometê-los com a organização, e tentam determinar a eficácia do mesmo com a medida padrão da indústria: o modelo ROI. 

No entanto, as variáveis consideradas no ROI não conseguem abarcar o valor gerado por uma equipe motivada. 

A palavra-chave aqui é valor. A partir desta compreensão, surge o modelo VOI (Value on Investment) para medir o sucesso de um programa de reconhecimento. Como o próprio nome diz, ele se concentra no valor gerado por uma iniciativa de reconhecimento. 

Ao contrário do ROI, que incide exclusivamente sobre os aspectos financeiros e ignora outros sinais de valor mais brandos, como o trabalho em equipe e valores da organização, o VOI analisa precisamente métricas intangíveis como essas para quantificar o impacto de um programa de reconhecimento. 

Isso requer, é claro, que a gerência reconheça que esses ativos intangíveis têm o mesmo valor que os índices financeiros, como as vendas ou produtividade. 

As forças da economia atual e o impulso para colocar as pessoas não só no centro da gestão do departamento de RH, mas também de toda a organização, farão crescer a demanda por iniciativas que incentivem os colaboradores a darem mais de si mesmos e permanecerem com o seu empregador. 

Da mesma forma, também aumentará a demanda por constatar o valor que este tipo de iniciativa cria para a organização, o que irá impulsionar a adoção de ferramentas como o VOI, junto com a incentivo de criação de outros modelos que se enfoquem no ativos intangíveis ou "brandos” da organização. 

Qual tem sido sua experiência com modelos como o VOI ou com a medição dos ativos intangíveis da sua empresa? Caso contrário, por que você acha que a sua organização não prestou atenção nisso? Quais são os ativos intangíveis que, em sua opinião, devem ser medidos para avaliar os programas de reconhecimento ou outras iniciativas do RH? 

Leia a segunda parte deste post aqui.

 

Baixar Guia

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG