Adoção de uma plataforma social de RH: Lançamento (Parte 3/4)

por Gabriel Schvarstein
5 min de leitura.

 

Você já sabe como planejar a implementação e que considerações que deve levar em conta para preparar a apresentação de sua Rede Social Corporativa (RSC) “em sociedade”, ou seja, aos colaboradores da organização.

(Clique aqui para ler o primeiro post desta série, e clique aqui para ler o segundo post sobre o planejamento e pré-lançamento de sua RSC, respectivamente). 

Você deve estar atento a algo: A adoção de uma plataforma social de RH é sobre de tecnologia. Trata-se de pessoas e a forma em que trabalham, os processos que usam e como encaixam com a cultura interna. 

Continue lendo para saber que cuidados você deve tomar para que o lançamento de sua RSC seja um sucesso total. 

Estabeleça regras de uso

Por mais aberta que a organização seja, a RSC deve ter regras e diretrizes básicas que estabaleçam certos limites no momento de sua utilização. 

É recomendável encarar este tema de forma positiva, ou seja, começando pelos comportamentos e ações que a empresa deseja estimular no marco da cultura interna desejada, colocando o foco no que se possa fazer mais do que no que está proibido.

Por exemplo:

  • Por favor não poste informações confidenciais no mural principal.
  • Tenha respeito com os outros usuários. Você pode discordar, mas expresse isso com respeito.
  • Agregue valor em cada post
  • Você é responsável pelo material que posta
  • É importante embasar suas ideias, mas por favor tente deixar as mensagens breves e concisas. 

Está tudo pronto para iniciar o funcionamento da máquina. Você encarou o projeto em nível estratégico e cultural, entendeu o mesmo a partir da perspectiva de gestão de mudança e enfatizando o negócio, a tecnologia e os colaboradores que deverão usar a ferramenta. 

Repassando o checklist

Antes de dar o pontapé inicial, vamos revisar uma última vez as frentes que devem estar cobertas na hora de lançar a RSC:

  • Você conseguiu o envolvimento da direção e obteve o patrocínio adequado para o projeto.
  • Você identificou seus embaixadores, que te ajudarão de diversas formas a impulsionar a iniciativa e manter viva a plataforma.
  • Você encontrou um Community Manager com antiguidade e dedicação adequadas e tem recursos para que se atualize periodicamente suas habilidades e conhecimentos.
  • Você definiu, pelo menos inicialmente, o mix de Work & Social que considera adequado.
  • Você implementou um Soft Launch com conteúdos de valor que, por sua vez, te permitiu testar com um grupo minoritário de usuários prototípicos, receber feedback e realizar ajustes de última hora.
  • Você tem a bordo a gerência de nível médio e Regras de Uso muito bonitas e pertinentes. 

Chegou o momento de lançar a sua RSC. Mas agora temos um último desafio: mantê-la funcionando com uma taxa saudável de participação. 

 

Descarga el eBook ahora

 

Gabriel Schvarstein
Escrito por Gabriel Schvarstein

Product Marketing Manager, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG