3 formas como as apps móveis estão mudando a gestão de RH

por Renzo Dasso
5 min de leitura.

 

 

A estas alturas, ninguém pode ignorar a crescente penetração das plataformas móveis. Hoje em dia existem apps para quase todos os aspectos de nossa vida diária: bancos, pagamentos de contas, serviços de táxi, até o que está em cartaz nos cinemas.

As mudanças em nossas vidas são inegáveis. O mesmo está acontecendo para as empresas em geral, e para os Recursos Humanos em particular: a forma em que esta área opera está mudando.

Aqui compartilhamos três formas como as apps móveis estão mudando a gestão de RH:

Os colaboradores se acostumaram à mobilidade

Umas das razões pelas aquais as apps “triunfam” sobre os sistemas de escritório é porque facilitam o acesso à informação (link em inglês) e são altamente adptáveis às preferências pessoais de cada um. Como resultado, as pessoas começaram a usar suas apps pessoais para realizar funções próprias de seu trabalho, num fenômeno conhecido como “bring your own device” (link em espanhol), ou seja, traga seu próprio dispositivo. 

Anteriomente o colaborador estava “amarrado” a um sistema fixo (o portal ou a intranet de uma empresa), que com frequência não era construída com o usuário em mente. Hoje, um aplicativo móvel permite que os colaboradores acessem sua informação de qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, estas apps são muito mais fáceis, intuitivas e até divertidas de usar, razão pela qual a adoção das mesmas cresce de forma natural.

Existem mais expectativas sobre o serviço oferecido pela área 

Um estudo do ADP Research Institute (link em inglês) sobre comportamentos do uso de apps para RH mostrou que 37% dos trabalhadores norte-americanos têm em seu telefone uma app para acessar suas informações salariais. A taxa de uso comparada ao acesso a soluções de desktop é 60% mais alta. 

O que isto quer dizer? As gerências estão se vendo obrigadas a migrar uma grande parte, senão a totalidade, de seus serviços para plataformas móveis. E o quanto antes, melhor.

As hierarquias estão começando a desaparecer 

As tecnologias móveis nos permitem trabalhar de qualquer lugar (link em inglês). Portanto, esta nova modalidade de comunicação (através de dispositivos móveis) está mudando as estruturas das empresas. 

Como resultado, as estruturas hierárquicas que existem há tantos anos, baseadas em controle, estão dando espaço a modelos mais colaborativos baseados na confiança e no cumprimento de objetivos, mediados por plataformas móveis, clousd e SaaS. 

Que apps você usa para gerenciar as funções de RH? Que aplicativo a sua empresa oferece aos seus colaboradores? Que mudanças você vê na área de RH em função da adoção dessas tecnologias? 

Compartilhe sua opinião e impressões nos comentários!

 

New Call-to-action

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG