3 aspectos da cultura organizacional que muitos ignoram

por Renzo Dasso
6 min de leitura.

 

A cultura organizacional costuma ser uma dessas coisas que damos por certo. Vivemos tão imersos nela que quase não notamos como ela molda todos os aspectos do nosso trabalho.

Porque perceber o valor de algo parte de abrir os olhos, aqui estão três razões para prestar mais atenção na cultura organizacional.

A cultura influencia nos resultados, e muito 

Um estudo em grande escala das empresas Fortune 500 (em Inglês) realizado pela Crawford Internacional e pela HR.com mostra que o desempenho financeiro das organizações cuja cultura está alinhada com as suas metas de negócio supera em 200% o desempenho dos seus concorrentes. 

Enquanto isso, uma análise de 40 multinacionais realizada pela TowersPerrin (em Inglês) comparou os resultados financeiros com o compromisso dos seus colaboradores e mostrou que as organizações com os colaboradores mais comprometidos registraram aumentos anuais de 19% e 28% nos seus lucros operacionais e lucros por ação, respectivamente. 

Além disso, as organizações com o menor percentual de colaboradores comprometidos mostraram quedas anuais de 33% e 11%, respectivamente.

A cultura vem dos fundadores e líderes da empresa 

De acordo com John Kotter (em Inglês), o guru do marketing, a cultura organizacional reflete as crenças do fundador, do diretor ou de um grupo suficientemente grande dentro da empresa. 

Portanto, a cultura organizacional muda quando estas pessoas decidem que a antiga maneira de fazer as coisas não funciona mais e que é hora de uma mudança. Para isso, criam uma nova visão e agem em conformidade. Se essas novas ações produzirem melhores resultados e eles forem relatados, serão consolidados e os novos valores crescerão. 

Moral: A cultura não muda por um decreto da área de Recursos Humanos ou por um grupo que entrega uma lista de comportamentos para essa área comunicar. A cultura da empresa só muda quando os líderes dela empurram essa transição com as suas palavras e ações.

Felicidade = Vendas 

A felicidade no trabalho é um dos conceitos com mais resistência por parte do establishment empresarial, embora haja exemplos reais de empresas cujo sucesso é baseado no bem-estar dos seus colaboradores. 

O varejista online Zappos começou em 1999 como uma loja de sapatos. Alcançou o ponto de equilíbrio em 2006 e até 2008 tinha alcançado um faturamento bruto de 1.000 milhões de dólares. 

O fundador Tony Hsieh, diz: "As empresas costumam esquecer a cultura e, no fim, são prejudicadas porque não é possível obter um bom serviço de um empregado descontente". Por isso, o executivo apontou que a missão da empresa é entregar felicidade aos seus clientes e funcionários (em Inglês). "Nossos clientes escrevem para gente e dizem que se sentem assim quando o pedido deles chega. É assim que vemos esta empresa”. 

Você pode acessar um artigo da Forbes onde o executivo explica sua filosofia em detalhes (em Inglês)

E a cultura da sua organização? Você acha que é dada por certa ou há uma preocupação ativa por ela? Conhece outros dados ou casos que mostrem a importância da cultura organizacional para o sucesso da empresa? 

Eu convido você a compartilhar suas experiências e opiniões nos comentários.

 

Baixar Guia Agora

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG