Os 4 pilares da uma cultura organizacional bem-sucedida.

por Daniel Bogomoltz
7 min de leitura.

 

Cada empresa tem a sua própria cultura, única e distinta. É o DNA que determina o que é possível e permitido em uma organização, seus modos de procedimento e como seus colaboradores se relacionam. Portanto, também determina suas chances de sucesso.

As empresas mais bem sucedidas do mundo têm uma coisa em comum: suas culturas permitem que sejam criadas as condições para alcançar suas metas de negócios e se projetar no futuro. Quais são as características mais importantes dessas culturas? Aqui entregamos alguns segredos.

Então nós compartilhamos os 4 pilares da uma cultura organizacional exitosa:

Pilar 1: Elas têm uma identidade forte

Apesar de ser uma das maiores empresas do mundo, a Google mantém a sensação de ser uma organização pequena. Todos almoçam com pessoas de diferentes áreas e seu caráter inovador radica em que todos se sintam confortáveis compartilhando suas opiniões e ideias. Qualquer pessoa pode fazer perguntas ao CEO nas reuniões. 

A Google descreve a si mesma (em Inglês) como uma empresa completamente horizontal e aberta e estruturou a sua cultura em torno disso. No terceiro trimestre de 2014, a capitalização de mercado da Google atingia quase 400 bilhões de dólares. Coincidência? 

Pilar 2: Líderes focados na execução

Sem uma delimitação coerente para a execução, é fácil perder tempo e fica difícil alcançar objetivos, especialmente quando são ambiciosos. 

Portanto, os líderes dessas empresas usam grande parte do seu tempo para criar um contexto em que os gerentes comuniquem claramente seus objetivos, identifiquem o caminho para alcançá-los e monitorem cuidadosamente o progresso para alcançá-los. 

NolanBushnell, fundador da Atari e pai da indústria de videogames, ilustrou isso com uma frase significativa: o prazo final é a inspiração máxima (em Inglês).

Pilar 3: Mudam o que não funciona

Em 2013, Stephen Edwards, o recém-nomeado CEO da Così, uma das mais bem sucedidas redes de restaurantes nos Estados Unidos, foi brutalmente honesto com os seus colaboradores (em Inglês): "Perdemos nossa cultura de serviço ao cliente e tudo o que recebemos deles são reclamações. As coisas vão mudar e quem se recusar a isso será demitido”.

Edwards foi direto, honesto e delineou claramente os passos a seguir. Quando a cultura organizacional não conduz para a realização de metas de negócio, é hora de reformulá-la completamente.

Pilar 4: Um lugar bonito e agradável

Por que a Pixar tem um enorme átrio, onde os funcionários se encontram e interagem informalmente todos os dias? Por que a Google tem salas de jogos e rede? Por que a Facebook tem um campus?

A resposta: O lugar molda la cultura da empresa (em Inglês) porque afeta os valores e comportamentos dos colaboradores. Por exemplo, a arquitetura aberta fomenta certos comportamentos, como a colaboração. Quem já trabalhou oito horas em um cubículo sem luz natural sabe do que estou falando.

A Gallup define 12 dimensões diferentes de um excelente ambiente de trabalho que têm uma relação direta com os colaboradores ou grupos de trabalho que têm a maior retenção, a maior satisfação do cliente, a melhor da produtividade e os maiores lucros. Você pode ver a lista completa aqui (em Inglês)

O que você adicionaria a esta lista? Quais são as características mais importantes de uma grande cultura corporativa para você? Você vê algumas delas na sua empresa? Quais você gostaria que estivessem presentes na sua organização? 

Na Zurich Santander, uma das características que precisavam ser mais trabalhadas na cultura organizacional da companhia era a prática do reconhecimento. Por isso, através da implementação da nossa plataforma GOconnect foi possível reformular e modernizar o programa já existente, facilitando a participação de todos e dando mais visibilidade aos reconhecimentos realizados.

reconhecimento-cultura-organizacional

 

Daniel Bogomoltz
Escrito por Daniel Bogomoltz

Country Manager, GOintegro Brasil

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG