Adoção de uma plataforma social de RH: Manutenção  (Parte 4/4)

por Gabriel Schvarstein
7 min de leitura.

 

Lançar a Rede Social Corporativa dentro da organização é uma parte do desafio. A outra parte, tão difícil quanto, é conseguir que os colaboradores a utilizem de maneira habitual.

Nesta quarta e última parte de nossa série de boas práticas sobre adoção de uma plataforma social de RH, e como fazer com que seus colaboradores adotem a RSC como uma parte integral da cultura interna da empresa, contamos quais as boas práticas que você deve observar para que o uso desta ferramenta se mantenha ao longo do tempo. 

Impulsionar a geração de conteúdos

Trabalhe com os seus embaixadores, sponsors e linhas gerenciais para que se comprometam a postar informações relevantes e com periodicidade. Quanto mais material de interesse estiver disponível na plataforma, melhores serão os índices de adoção. 

Migre as cadeias de emails

Elimine as longas cadeias de emails que desperdiçam o tempo de todos e substitua estas por posts e seus comentários. Desta maneira você estará criando um estímulo direto para usar a RSC. 

Direcione progressivamente rumo à plataforma

Por exemplo, se você vai compartilhar o progresso de um projeto que envolve diversos membros da organização, poste o documento do progresso e envie um email com o link do post, convidando os destinatários a continuar a conversa através da rede social.

O legal da RSC é que estas pessoas podem formar um grupo de acesso privado caso queiram manter a conversa com “portas fechadas”. 

A mudança requer persistência

De forma amigável, porém com calma, insista na necessidade de fazer as coisas na plataforma. Agregue adeptos de alto perfil que aceitem somente receber perguntas ou se comunicar com outros via rede social, desestimulando emails ou ligações. 

Pense na mudança como um processo contínuo

A adoção pode ser divertida. Utilize ferramentas de reconhecimentos, incentivos e brincadeiras para potencializar o envolvimento dos colaboradores.

Você também pode premiar os usuários com mais curtidas em seus posts, realizar concursos, sorteios e trivias que estimulem a interação dinâmica e frequente entre os colaboradores. 

Faça um programa de educação contínua

Não se limite a enfocar seu plano de capacitação na seção de onboarding para novos usuários. Assinale características adaptativas para que evolua e sirva para atender as demandas dos colaboradores à medida que amadurecem e adotam formas mais colaborativas de trabalhar.

Utilize os formatos que mais se adequem às características de sua organização:

  • Vpideos
  • Guias rápidos
  • Webinars
  • Tutoriais
  • Reuniões
  • Grupais
  • Perssoais

Não se esqueça de empoderar seus trabalhadores para a distribuição destas ferramentas. 

Escute para se retroalimentar

Assegure-se de prestar atenção no feedback que você recebe. Este tipo de plataforma não só minimiza o tipo de distância imposta pelas hierarquias, como também geram expectativas de colaboração e acessibilidade.

Os colaboradores devem notar que seus comentários estão sendo levados em conta. 

Maximize o aproveitamento das métricas

A RSC permite conhecer profundamente o comportamento dos usuários e a forma em que interagem com a plataforma e entre si. Quanto mais atenção você colocar nestas fontes de informação analítica, mais profundo será o conhecimento adquirido a respeito da adoção da mesma. 

Foco em áreas funcionais

Tanto as áreas funcionais de uma organização (administração & finanças, marketing, vendas, atendimento ao cliente, compras & logística e, claro, Recursos Humanos) como os processos críticos desta podem obter benefícios tangíveis e ser melhorados se a plataforma for utilizada com inteligência.

Dirija-se a cada uma delas e deixe claro cada uma das vantagens em função dos desafios que enfrentam diariamente. 

Como você pode ver, implementar uma RSC em sua organização é um processo de múltiplas etapas, e que pode ser melhorado constantemente.  

Convidamos você a aplicar estas melhores práticas em seu projeto e revisar os outros posts desta série, caso não tenha lido. Planejamento (clique aqui), pré-lançamento (clique aqui), e lançamento (clique aqui).

 

Descarga el eBook ahora

 

Gabriel Schvarstein
Escrito por Gabriel Schvarstein

Product Marketing Manager, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG