Tendências em tecnologia para RH: O que aconteceu em 2014?

por Renzo Dasso
4 min de leitura.

 

No que se refere à tendências em tecnologia para RH, o ano de 2014 esteve marcado pelo aceleramento da consumerização do software usado pelo nível gerencial, para as atividades próprias de sua gestão.

Entende-se como consumerização a renovação do design de produtos e serviços em relação ao usuário individual. A tendência é alimentada principalmente pelo crescente uso de dispositivos móveis e plataformas sociais, o que está mudando a forma na qual trabalhamos. 

Ainda que se trate de um conceito que começou a dar o que falar lá por 2001, abrindo lugar a um verdadeiro deslocamento tectônico na indústria e na economia, a mudança demorou para chegar aos RH. As razões são motivo de outro post, mas isso mudou definitivamente em 2014. 

Frente à sua crescente independência para tomar decisões de tecnologia sem recorrer à Diretoriade TI ou à Gerência de Sistemas, a área de RH já não precisa esperar semanas por uma solução técnica para suas necessidades. Hoje, basta apenas localizar a aplicação necessária, pedir um período de prova e ver se as coisas funcionam. 

Enquanto isso, os provedores mais visionários estão aproveitando as vantagens da tecnologia em nuvem para acelerar esta transição fabricando produtos de excelente qualidade que, em alguns casos, permitem a seus clientes aproveitar suas plataformas para criar aplicações 100% flexíveis e customizadas. 

Em 2014, foi possível apreciar o fortalecimento da consumerização de software para RH no surgimento de uma série de startups (em inglês), que receberam milhões de dólares em capital de risco (em alguns casos até USD 20 milhões - em inglês), para desenvolver aplicações que buscam transformar radicalmente a forma em que a área trata funções como administração de funcionários, avaliações de desempenho, nominações e planos de benefícios, entre outras. 

Trata-se de uma nova geração de empresas SaaS (Software as a Service) totalmente direcionadas ao usuário final, cujo software visa criar altíssimos níveis de adoção frente à crescente complexidade da força laboral atual. 

Para a gerência de RH, isso significa contar comum software infinitamente configurável, adaptável à toda organização. 

O que você acha que foi o principal acontecimento de 2014 em matéria de tecnologia de RH? Compartilhe suas opiniões com nossa comunidade através dos comentários.

 

New Call-to-action  

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG