Benefícios de tempo livre para colaboradores: sua empresa está pronta?

por Renzo Dasso
7 min de leitura.

 

Tenho uma amiga (cuja identidade não revelarei) que todas as segundas-feiras coloca no Facebook “faltam quatro dias para sexta!”. Nas terças ela escreve “faltam três dias!”. E assim por diante.

Nem é preciso ler as entrelinhas para saber que na verdade minha amiga está falando do equilíbrio de sua vida social e trabalho: aquele bem tão apreciado tanto como escasso no mundo de hoje. 

Apesar da tecnologia atual nos permitir fazer nosso trabalho sem colocarmos os pés no escritório, o Work-Life Balance Index de Regus (link em inglês) revelou que o equilíbrio social-laboral não melhorou muito em nível mundial. Segundo o relatório, a carga de trabalho das pessoas não mudou: 42% dos entrevistados passam menos tempo em casa ou com seus familiares do que antes. Mesmo assim, 72% dos entrevistados mencionou a flexibilidade no trabalho como uma forma de melhorar o equilíbrio entre vida e trabalho.

Segundo os entrevistados, o trabalho flexível ajuda a melhorar a produtividade, reduzir as ausências por estresse, economizar dinheiro em espaços de escritório e reter talentos. 

E parece que o mercado está começando a se preparar para este tipo de iniciativa:

  • A IBM conta com uma política de tempo livre (link em inglês) que permite aos seus colaboradores ir para casa cada vez mais cedo e tirar um dia livre sem aviso, sempre e quanto estejam em dia com suas tarefas.
  • Em meados do ano passado, o homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, fez um chamado à implementação de uma semana laboral de três dias! (link em espanhol) para melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar uma força de trabalho mais produtiva (a proposta, isso sim, tem um parêntese: a jornada laboral nos dias trabalhados poderia ser de até 11 horas, e a aposentadoria viria aos 75 anos).
  • Também em 2014, em dezembro, o multimilionário britânico Richard Branson, dono e fundador do conglomerado Virgin Group, autorizou aos seus colaboradores a tirarem férias ilimitadas (link em espanhol), sem controle por parte da empresa. 

Branson se inspirou no Netflix, que oferece férias ilimitadas ao seu pessoal, num exemplo extremo de gestão por resultados. 

Segundo a Society of Human Resource Management (link em inglês), nos Estados Unidos somente 1% das empresas oferecem este tipo de benefício. Entre elas figuram algumas bem conhecidas como o Groupon, SurveyMonkey e Zynga. 

Por que estas empresas implementaram este tipo de política? A resposta é extremamente simple: uma maior confiança em seus colaboradores. 

Reed Hastings (link em inglês), co-fundador do Netflix, disse que para oferecer férias ilimitadas requer colaboradores maduros e responsáveis. Por sua parte, Branson afirmou que “trata as pessoas como seres humanos. Dar-lhes esta flexibilidade sem acreditar que vão abusar da mesma, e que realizarão seu trabalho”. 

Apesar deste modelo ainda não ser aplicado nas grandes empresas da América Latina, um número crescente de organizações premia o bom desempenho de seus trabalhadores com horários flexíveis e tempo livre, como parte de um pacote de benefícios. 

Não sei quais serão as políticas de férias e benefícios de tempo livre para colaboradores na empresa onde trabalha minha amiga, mas algo me diz que as coisas são feitas à moda antiga. 

O que você acha destas políticas de tempo livre e férias? Este tema tem sido discutido em sua empresa? Quais são os argumentos prós e contra? As empresas da região estão preparadas para confiar em seus colaboradores? 

 

New Call-to-action

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG