Como alinhar aos colaboradores com a satisfação dos clientes

por Renzo Dasso
4 min de leitura.

 

A relação entre a motivação dos colaboradores, a satisfação dos clientes e os resultados da empresa foi analisada na década de 90 por um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, que colocaram o conceito em um modelo conhecido como service value chain ou cadeia de serviço-benefício (em Inglês).

Como alinhar aos colaboradores com a satisfação dos clientes?

A premissa é simples: Um colaborador motivado trabalha melhor e se relaciona de forma mais positiva e produtiva com os clientes e isso, por sua vez, se traduz em rendimentos maiores e clientes mais leais. 

A estas alturas, é quase universalmente aceito que a qualidade do desempenho está diretamente relacionada com o grau de motivação do trabalhador: maior motivação, melhor desempenho. 

Esta é a lógica que sustenta as iniciativas que as empresas utilizam para fortalecer o comprometimento de seus colaboradores: o típico programa de reconhecimento é projetado para motivá-los ao reconhecer comportamentos que reforçam a cultura, missão, valores e desempenho da empresa. Esse reconhecimento pode vir de colegas ou do superior direto. 

Entretanto, ao analisar como a motivação impacta nos resultados do negócio, vemos que, de certo modo, um programa de reconhecimento também procura maximizar o papel do colaborador como ponte ou embaixador da marca, um papel cada vez mais visível através das redes sociais, onde os clientes têm um poderoso e eficaz meio para influenciar nas ações e resultados das empresas em tempo real. 

Portanto, a moral da história é: para chegar aos seus clientes, você deve primeiro chegar aos seus colaboradores. 

E, para isso, você precisa identificar quais são as relações mais importantes na sua cadeia de serviço-beneficio (em Inglês). Além disso, deve determinar se a importância dessas relações é refletida em sua estratégia ou programa de reconhecimento. 

Envolver e motivar os colaboradores no mundo interconectado de hoje significa computar a satisfação do cliente na estratégia de reconhecimento da empresa, a fim de garantir que os clientes tenham conversas positivas sobre a marca com as pessoas que a representam. 

Como você acha que é aplicada a cadeia serviço-beneficio na sua empresa? Quais são as relações mais críticas da sua cadeia? Elas estão refletidas no seu programa de reconhecimento? 

 

Baixar Guia

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG