Como melhorar o clima laboral da sua organização

por José Guerra
10 min de leitura.

 

Você se imagina trabalhando em um lugar onde as pessoas choram em suas mesas? Ou onde as pessoas são incentivadas a destruir as ideias de seus colegas em reuniões grupais? Ou onde é um hábito enviar emails até o início da noite....e receber um sms se você não responder?

Se você pode imaginar isso, então você não deve querer trabalhar na Amazon. Em uma matéria publicadoa em agosto deste ano (2015), o New York Times publicou um artigo polêmico que descreve o clima laboral da gigante varejista na internet. 

Bo Olson é um ex funcionário da empresa que foi entrevistado para o artigo, que durou menos de dois anos em um cargo de marketing. “Você saía da sala de reuniões e dava de cara com um adulto cobrindo o rosto. Vi quase todas as pessoas com quem eu trabalhei chorarem”, ele disse. 

Ler o artigo e a história do pobre Olson em particular me fez pensar no clima de nossas organizações e o que valorizamos no nosso trabalho.

O clima laboral é um dos fatores mais decisivos sobre como os colaboradores se sentem em sua organização. Compreende tudo o que forma parte do ambiente em que desenvolvemos nosso trabalho, como a relação com colegas e supervisores, a cultura organizacional, os escritórios e os computadores pessoais.  

Aliás, em alguns países da região, o clima laboral é um dos fatores mais valorizados em uma empresa. 

Uma pesquisa publicada há pouco no Brasil (link em português) mostrou que o clima laboral ou ambiente de trabalho é a qualidade mais valorizada ou entre as três mais valorizadas pelos colaboradores em uma variedade de indústrias, como as telecomunicações, serviços financeiros e serviços ao consumidor, entre outros. 

Por outro lado, um estudo da consultora Adecco na Colômbia, publicado em março deste ano (2015) mostrou que a maioria dos colombianos estima que seu ambiente de trabalho é bom, enquanto que 23 % o qualificou como ruim, e 27 % como regular. Sobre a relação com os colegas de trabalho, 38 % a qualificou como ruim. A Adecco também realizou o mesmo estudo no Chile: o clima laboral é o fator mais valorizado por 40% dos chilenos, junto com a relação com os colegas (25%). 

Em nível regional, o estudo de clima laboral na América Latina 2013-2014 da consultora Acsendo mostra que República Dominicana, Colômbia e Equador têm o melhor clima laboral, enquanto que Chile, Uruguai e Peru têm o pior. 

Apesar da vida na Amazon ser digna de um filme de ficção científica futurista (para sermos justos, o CEO da empresa, Jeff Bezos, desmentiu o artigo e disse que pediria demissão se trabalhasse em um ambiente assim), creio que é responsabilidade da área de Recursos Humanos assentar as bases de um clima laboral que ajude os colaboradores a desenvolverem todo o seu potencial e contribuirem com os objetivos do negócio. 

“Os dados indicam que a gestão do ambiente de trabalho e das condições associadas a este nas empresas da América Latina está em uma fase de desenvolvimento e que as organizações têm cada vez mais clara a necessidade de avaliar seus espaços de trabalho”, diz a Acsendo em seu relatório. 

E para melhorar, é necessário saber por onde começar. A Plasticity Labs identifica três fatores fundamentais que as pessoas mais valorizam em seu trabalho e determinam o clima laboral de uma organização: camaradagem, relação com o supervisor direto e cultura interna. 

  • Camaradagem: As pessoas que se sentem apoiadas pelos seus colegas estão menos estressadas e cansadas, o que influi positivamente em como se vive no trabalho e a atmosfera organizacional em general.
  • Relação com o supervisor direto: todo mundo alguma vez escutou que as pessoas não pedem demissão de um trabalho ruim, e sim por causa de um chefe ruim. É verdade. Um bom chefe motiva, inspira e compromete sua equipe. E quando as pessoas valorizam seus gerentes ou supervisores, este otimismo se espalha para as outras áreas e se traduz em um lugar onde as pessoas se sentem mais à vontade trabalhando.
  • Cultura organizacional: os colaboradores que valorizam a cultura de sua organização estão mais satisfeitos, comprometidos e contentes com o seu trabalho o que, por sua vez, impacta positivamente o negócio. O desafio está em criar e manter um ambiente organizacional positivo, inclusivo e divertido, como Google ou o Zappos. 

Como os Recursos Humanos podem influir positivamente nestes fatores? Como melhorar o clima laboral da sua organização? Aqui temos três sugestões: 

  • Sentido de pertencimento: facilitar a interação social entre os colaboradores com tenologias sociais e instalações que fomentem o relacionamento e a colaboração cara a cara ou online.
  • Retroalimentação positiva: devem ajudar os seus supervisionados a mostrar todo o seu potencial oferecendo apoio e suporte, além das oportunidades de desenvolvimento pessoal. Ninguém quer perder colaboradores por um supervisor que somente se enfoca no negativo.
  • Mais abertura: um ambiente de confiança e respeito, onde as idéias e opiniões de todos são escutadas e valorizadas, e isso ajuda a criar um clima laboral também valorizado pelos colaboradores. 

O clima laboral é, em grande parte, uma percepção coletiva que se traduz em determinados níveis de satisfação e compromisso dos trabalhadores. Um ambiente de trabalho positivo faz com que os colaboradores se sintam bem ao chegar no trabalho, e isso os motiva e impulsa durante o dia. 

Por isso não subestime o efeito positivo do clima labora no negócio, o trabalho em equipe, a moral e a produtividade. Mesmo que Jeff Bezos tenha outra opinião.

 

Baixar Documento

 

José Guerra
Escrito por José Guerra

Chief Sales & Marketing Officer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG