3 tips para ter colaboradores mais satisfeitos

por Renzo Dasso
7 min de leitura.

 

Como ter colaboradores mais satisfeitos?

Muito tem sido escrito, debatido e teorizado sobre as práticas do que produzem colaboradores satisfeitos nas organizações atuais. Quantas horas-homem já não foram destinadas a responder a pergunta, o que os trabalhadores querem? Só Deus sabe!

Esta é uma pergunta que vai diretamente ao encontro da área dos Recursos Humanos. Os resultados preliminares do nosso 1º Estudo Latino-Americano de Tecnologia para RH (Clique aqui para acessar um infográfico com as cifras mais importantes da pesquisa) mostram que melhorar os índices de satisfação do pessoal é um dos objetivos top da área. 

Os resultados mostram que melhorar o clima laboral e fortalecer a moral dos colaboradores será o segundo objetivo mais importante das gerências de RH na região, enquanto 44% das empresas implementará iniciativas de qualidade de vida durante 2015. 

À continuação, compartilhamos três fundamentos que te ajudarão a elevar os índices de satisfação dos colaboradores da empresa este ano: 

Inclua gratificação imediata em seu mix de benefícios para colaboradores 

Pense nos beneficios que sua área de Recursos Humanos oferece. O que você prefere: um benefício que você pode aproveitar agora ou quem sabe algum que possa aproveitar no futuro? 

Uma pesquisa da Mercer com 10.400 trabalhadores entitulada Making Smart Benefits Choices (2012), que abarcou 10 importantes mercados globais, (incluindo o Brasil na América Latina) mostrou que, caso possam escolher, os colaboradores tendem a selecionar benefícios que ofereçam gratificação imediata em relação aos que oferecem valor no curto prazo. No entanto, isso depende da idade do colaborador.

Por exemplo, mencionamos dois tipos de benefícios altamente valorizados pelos colaboradores, segundo o estudo: 

  • Os descontos em comércios varejistas são mais valorizados pelos solteiros jovens e os colaboradores com filhos.
  • Os seguros de carro são altamente valorizados pelas pessoas que trabalham mais de 50 horas por semana.

Muitas empresas têm descoberto que, dada a diversidade da força laboral atual, os benefícios uniformes já não são tão eficazes. Pense em um mix que ofereça algo atraente para cada tipo de colaborador e você terá um programa com um alto valor percebido

Construa uma cultura de reconhecimento 


Numerosos estudos mostram que o reconhecimento é fundamental para ter colaboradores satisfeitos no trabalho. Nos sentir apreciados pelos nossos pares e superiores quando contribuímos nos faz sentir bem e satisfaz diretamente nossa profunda necessidade psicológica de se sentir parte de algo (Clique aqui para acessar a um post onde explicamos a importância da pirâmide de Maslow para o seu plano de reconhecimento). 

Segundo a Gallup, a primeira razão pela qual as pessoas deixam o trabalho é não se sentirem apreciados. De fato, 65% das pessoas que participaram numa pesquisa da consultoria (cujos resultados foram detalhados em um livro que você poder ver o resumo aqui, em inglês) disse que não recebeu nenhum reconhecimento pelo seu trabalho durante o último ano. 

A chave é criar um cultura de reconhecimento: isto significa capacitar a seus colaboradores para fazer bem, liderar com o exemplo, personalizar a mensagem e ser específico. 

O segredo é viver estes princípios em todos os níveis da organização, desde o CEO até a base, e fomentar o reconhecimento em todas as direções (de cima para baixo, entre pares e debaixo para cima) para alcançar os melhores resultados. 

Use a Comunicação Interna para criar o diálogo organizacional 

Na era das redes sociais e dos aplicativos móveis, os colaboradores querem ser parte de um diálogo organizacional onde possam interagir com a gerência, seus superiores imediatos e seus pares. 

Querem saber para onde vai a empresa, quais são os resultados e seus próximos passos. Também necessitam ser lembrados constantemente da visão da firma e que condutas fortalecem a cultura organizacional.

As comunicações que os colaboradores mais esperam são:

  • Saber quando haverá mudanças
  • Consultas e convites para participar
  • Diálogo com colegas que desempenham outras funções 

Os trabalhadores também necessitam espaços compartilhados onde possam trabalhar e estar juntos socialmente. Nem tudo na vida é trabalho, e o escritorio também não.

(Clique aqui para acessar gratuitamente a gravação de nosso último webinar, onde abordamos as práticas e tecnologias fundamentais para chegar a uma Comunicação Interna moderna e eficaz. Clique aqui para acessar um post que fala sobre isso). 

Apesar de que não é possível agradar a todos, de certa maneira esta é uma das funções da área de Recursos Humanos. A boa notícia é que aplicando estas regras é possível conseguir isso em grande medida. Boa sorte!

 

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG