Reconhecimento de colaboradores: Adeus à avaliação de desempenho?

por Renzo Dasso
3 min de leitura.

 

Avaliação de desempenho. 

Poucas frases provocam tanto desagrado nas empresas. Os gerentes odeiam, e os colaboradores não gostam nenhum pouco. 

E com razão, já que elas têm fama de ser subjetivas, inconvenientes e burocráticas. Pela mesma razão, nas economias mais avançadas já se questiona sua eficácia como uma ferramenta para motivar e medir a produtividade dos colaboradores. 

Segundo a Society for Human Resource Management (link em inglês), nos Estados Unidos somente a metade dos profissionais de RH acredita que a avaliação anual de desempenho reflete de forma fidedigna a performance de um colaborador.

E também, uma pesquisa revelou que 98% do staff das empresas crê que são desnecessárias. E na Espanha, a metade dos profissionais (link em espanhol) pensa que a ferramenta está desacreditada e carece de objetividade.

Pode ser que a avaliação anual de desempenho esteja de saída, mas a gerência de RH ainda necessita de formas úteis para motivar e melhorar a produtividade de seus colaboradores.

Por sorte já existe a tecnologia que nos permite matar estes coelhos com uma paulada só: os aplicativos em tempo real de reconhecimento de colaboradores.

A retroalimentação em tempo real é fundamental para aumentar os níveis de compromisso e satisfação pessoal, e estas ferramentas reduzem dramaticamente o processo de comunicação a somente alguns minutos, com recursos como notificações e atualizações instantâneas, entre outros. Ou seja, a informação é recebida na medida em que ela acontece.

Se considerarmos que, segundo a Bersin by Deloitte (link em inglês) o compromisso dos colaboradores é a segunda prioridade dos diretores de RH, é fácil se dar conta do potencial enorme destes aplicativos para esta área.

O que você acha dos aplicativos em tempo real como ferramenta para motivar e elevar a produtividade dos colaboradores? Como é avaliada a produtividade do pessoal da sua empresa?

 

Baixar Guia

 

Renzo Dasso
Escrito por Renzo Dasso

Senior Content Developer, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG