Adoção de uma plataforma social de RH: Planejamento (Parte 1/4)

por Gabriel Schvarstein
7 min de leitura.

 

Implementar uma Rede Social Corporativa (RSC) na organização não serve de nada se os colaboradores não a utilizarem. 

Segundo a McKinsey, apesar de 72% das empresas usarem tecnologias sociais de alguma maneira, muito poucas estão próximas de utilizar todo o seu potencial.

Como conseguir que a sua RSC se converta numa parte integral de sua cultura interna? O que fazer para que seus colaboradores usem a rede como ferramenta de trabalho cotidiana?

Nesta primeira entrada de uma série de quatro posts, te mostraremos como planejar a implementação de sua RSC. 

Gerenciar a mudança

A adoção de uma plataforma social de RH não é só um projeto tecnológico, é uma iniciativa de gestão de mudança.

E é justamente aqui onde muitas empresas cometem erros críticos: Segundo o nosso 1o Estudo Latino-americano de Tecnologia de Recursos Humanos (clique aqui para acessar um infográfico com a primeira parte dos resultados), gerenciar mal a mudança é um dos principais erros que as empresas da região cometem ao implementar um projeto deste tipo (33%), e gerenciar bem esta mudança é uma das principais considerações neste sentido (56%). 

Para ter sucesso, deve-se levar em conta a forma que a mudança afeta o negócio, a tecnologia da empresa e o pessoal.

Portanto, gerenciar a mudança na hora de implementar uma rede social corporativa significa trabalhar sobre estes três componentes, nos concentrando em ajudar os colaboradores a trabalharem melhor juntos e cumprirem suas metas. Desta forma, podemos converter a RSC num componente integral da cultura da empresa. 

Participação do CEO e gerência

Se o CEO da empresa não acredita na RSC e não a utiliza como ferramenta de trabalho cotidiana, é difícil que os colaboradores também o façam. Sua participação é um fator chave para a credibilidade do projeto, e integrá-lo efetivamente na cultura da organização. 

Mesmo assim, as possibilidades de realizar uma implementação de sucesso, com altas taxas de adoção a participação ao longo do tempo, são diretamente proporcionais à quantidade de altos executivos que estão dentro da lista de usuários mais ativos da plataforma. 

É necessário identificar os executivos que, independente de suas idades e qualificações, interpretarão mais rapidamente as vantagens da ferramenta. Além de mostrar os benefícios da implementação da ferramenta, eles devem ser capacitados para que participem ativamente. 

Quando a timidez rege, ou o medo da visibilidade,o projeto fracassa antes de começar. Se os líderes da organização postam e comentam com os colaboradores, então eles deixarão de ter medo da repercussão ou possíveis reprimendas. 

O jogo da diplomacia: Identificar embaixadores

Embaixadores, sponsors, campeões... Os termos mudam, mas o significado é o mesmo: são colaboradores que, independentemente de sua posição hierárquica darão o exemplo no uso correto e contínuo da plataforma. 

É frequente que estes perfis sejam encontrados em níveis médios e até mesmo na base da pirâmide organizacional. Trata-se de pessoas empáticas com ascendência sobre seus pares, organizadores espontâneos de concursos internos ou atividades sociais fora do horário. Eles encontrarão na rede social um veículo para desenvolver seu papel até agora informal, e ficarão encantados. A chave é capacitá-los para que publiquem na RSC com frequência. 

Invista em um community manager

Selecionar a pessoa certa para cubrir esta posição é vital para o impulso da plataforma e o envolvimento das pessoas, já que moderar um RSC ocupa uma parte considerável do tempo de um colaborador que se dedica a ela em seu tempo livre. 

O Community Manager deve ser um facilitador que dá as boas-vindas aos usuários, alguém que os oriente sobre como participar, gere e promova a geração de conteúdos de valor, incentive a interação e mostra aos usuários como integrar a rede social com suas rotinas de trabalho diárias. 

O plano de implementação e manutenção de toda iniciativa social deve incluir definições concretas sobre a seleção, treinamento e apoio organizacional que deverá receber quem for o encarregado destas tarefas. 

Esperamos que estas recomendações te ajudem a implementar sua RSC com sucesso. No próximo post desta série, te mostraremos como organizar um pré-lançamento da sua rede.

 

Gabriel Schvarstein
Escrito por Gabriel Schvarstein

Product Marketing Manager, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG