Adoção de uma plataforma social de RH: Pré-lançamento (Parte 2/4)

por Gabriel Schvarstein
6 min de leitura.

 

Seja bem-vindo à segunda parte desta série, composta por quatro posts sobre as melhores práticas para conseguir uma bem sucedida adoção de uma plataforma social de RH na sua organização. (Clique aqui para ler o primeiro post).

 

Entendendo que você já tem o apoio da alta gerência e que toda a tecnologia envolvida funciona perfeitamente, sua RSC está operativa e o lançamento será dentro de uma semana. Mas, os colaboradores sabem o que vai acontecer? Já estão definidas as metas do projeto? Você conta com o buy-in da gerência de nível médio? 

Continue lendo para conhecer as considerações que você deve levar em conta no pré-lançamento de sua RSC. 

Work & Social: encontre o equilíbrio adequado

Implementar uma RSC consiste em equilibrar ou modular as duas esferas que compõem a interação entre os colaboradores, dentro do marco da organização: o profissional e o social.

O tom da RSC deve definir e delinear estas duas variáveis, observando sempre as características da cultura interna desejada.

Por um lado, deve-se fomentar o uso da plataforma facilitando o acesso à informação, minimizando as cadeias de email, compartilhando os arquivos e colaborando sem fronteiras.

Por outro lado, nem tudo é trabalho. Você pode estabelecer grupos, espaços, seções que não estejam diretamente relacionadas com o trabalho e o cumprimento de objetivos, como por exemplo, comemorações de aniversários, comunidades de usuários com os mesmos hobbies ou atividades extracurriculares. 

Comece devagar

Como se fosse um versão beta, planeje um “primeiro lançamento” para um pequeno grupo de usuários para que “colonizem” a rede, o que permite uma aproximação mais gradual à implementação.

Introduzir casos de uso (relacionados com o negócio ou tópicos que gerem tração internamente) para postar os primeiros textos e que sejam comentados, gerando intercâmbio de informação relevante, permitindo testar, refinar aspectos do setup, e obter feedback valioso da parte dos usuários.

Com um investimento de recursos e esforços limitados (em relação ao lançamento massivo que será feito posteriormente), a plataforma deixará de ser uma folha em branco para se converter numa pequena amostra de seu potencial de transformação cultural. 

Gerência de nível médio: mantém as barreiras elevadas

Antes do lançamento é necessário explicar aos chefes, supervisores e gerentes os benefícios da ferramenta.

Para isso é fundamental mostrar a eles como a plataforma ajudará em seu trabalho diário, derrubando tabus, medos e reservas, e enfatizando o fato de que interagir na plataforma não equivale a folgar ou perder tempo, e sim o oposto disso!

Aqui estão alguns argumentos que você pode utilizar. O uso inteligente da rede social irá contribuir para:

  • Melhorar a colaboração entre mecanismos organizacionais internos
  • Otimizar a gestão e a coordenação de projetos, a criação e resolução coletiva de melhores práticas e problemas
  • Organizar os usuários em torno a tópicos de interesse
  • Melhorar a participação e produtividade dos colaboradores
  • Evitar a duplicação de esforços
  • Estimular a inovação 

Gerências de nível médio podem ser excelentes dinamizadores do uso da plataforma uma vez que entendam e vivenciem cada uma das vantagens, mas um grande obstáculo para a adoção se você não conseguir seu apoio. 

Convidamos você a ler o terceiro post de nossa série sobre melhores práticas para impulsionar a adoção da RSC. Clique aqui para ler um post sobre a próxima etapa que o seu projeto enfrentará: a implementação.

 

 

Gabriel Schvarstein
Escrito por Gabriel Schvarstein

Product Marketing Manager, GOintegro

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG