Os 3 Tipos de Benefícios para Colaboradores e a Tecnologia que Funciona

por Daniel Bogomoltz
15 min de leitura.

 

Se você leu os dois primeiros posts desta série de artigos onde expliquei as chaves de um programa de benefícios moderno e realmente eficaz, você sabe que está diante de um projeto de alta complexidade e altíssima carga operacional. Portanto, é fundamental se apoiar em uma tecnologia idônea para encarar suas iniciativas de bem-estar e fidelização de colaboradores. Este é o foco deste terceiro post.

Leia aqui o primeiro post desta série, onde explico porque você deve introduzir flexibilidade em seu mix de benefícios e clique aqui para ler o segundo post, onde abordo as 4 principais considerações de um programa de benefícios moderno. 

A complexidade inerente a um programa de benefícios para colaboradores que se responsabilize pela diversidade da força laboral, tenha a cobertura mínima necessária e entregue os benefícios aos colaboradores dentro de um modelo flexível, requer uma tecnologia que ofereça escalabilidade, suporte e análise de dados. 

Além disso, devemos ser altamente eficazes em difundir os benefícios dentro da organização (vital para o conhecimento e a tração do programa) e facilitar o acesso aos benefícios já que, por exemplo, no caso de um programa de convênios e descontos (explicados abaixo) o uso em geral não se planeja com muita antecipação e é necessário tê-los à mão. 

Por último, a tecnologia faz a diferença em termos de rastreamento e indicadores do programa (visitas, uso de benefícios, consultas, etc.) o que permite gerir adequadamente, entender até onde conduzir o mesmo e propor estratégias para manter o momentum. 

É simplesmente impossível fazer tudo isso sem o apoio da tecnologia adequada. As plataformas cloud ou SaaS, as redes sociais para empresas e os aplicativos móveis oferecem precisamente as soluções à estas necessidades. 

Estas são as principais vantagens oferecidas por uma plataforma na Nuvem para implementar um programa de benefícios moderno: 

  • Mais acessibilidade: Os usuários podem acessar o programa de qualquer lugar do mundo através da Internet, e se o proveedor contar com uma versão móvel de seu aplicativo a adoção e uso são ainda mais facilitados.
  • Maior autonomía diante da gerência de TI: Recursos Humanos decide quais tecnologias explorar, provar e comprar sem a ingerência da área de tecnologia. Isto permite analisar numerosas opções sem compromisso até encontrar uma indicada para os objetivos estratégicos do programa de benfícios.
  • Maior rapidez na implementação: uma plataforma SaaS já está desenvolvida, que reduz consideravelmente os prazos de implementação do programa e resulta em uma economia importante de tempo para fazer com que o programa de benefícios para colaboradores seja ativado.
  • Custos de manutenção são do provedor: o provedor é o dono da plataforma, e por isso o cliente não gasta em hardware nem em backups periódicos de informação.
  • Escalabilidade e flexibilidade: o modelo SaaS se baseia em assinaturas mensais e o pricing é baseado em trechos, otimizando o gasto por cada usuário final. Além disso, se integra com os sistemas existentes do cliente, como a intranet, que não a substitui e sim convive com os mesmos. 

Vale a pena dar uma olhada mais profunda no ponto de acessibilidade, já que os usuários de smartphones acessam a informação da área de Recursos Humanos a uma taxa 60% mais alta (link em inglês) que os usuários de sites. Mesmo assim, segundo uma pesquisa da TheEMPLOYEEapp 80% dos colaboradores usa o telefone para trabalhar e 42% possui um dispositivo móvel de seu empregador. 

Segundo o relatório Invasión Mobile Latinoamérica o uso de telefones móveis na região subiu 61% em 2014. “Os usuários demonstram ser cada vez mais ‘mobile’. Os resultados da amostra, de mais de 50 milhões de usuários, foram contundentes: os computadores PC (desktop) caem 11.3%, celulares (smartphones) crescem 70.1% e os tablets 32%”, mostra o estudo.ranking-crescimento-mobile-latam-pt

Fte: Queda acentuada do uso de computadores na América Latina (2014) - GuíaLocal.com 

Hoje em dia não pensar em uma solução móvel como parte da estratégia de beneficios para colaboradores é um grave erro, porque a tecnologia está disponível para ser usada. 

Por outro lado, as redes sociais corporativas possuem características idôneas para um programa de benefícios, como a rapidez na comunicação com os colaboradores, segmentação de mensagens, criação de comunidades por interesses similares e interação em tempo real, entre outras. 

Os três tipos de benefícios para colaboradores 

Nos anteriores (para ler ler a primeira clique aqui. Para ler a segunda clique aqui) abordei a importância de introduzir flexibilidade e ampliar a cobertura no programa de benefícios para incluir a diversidade da força laboral, e logo coloquei os fatores críticos para gerenciar um programa com estas características. 

Neste post comecei repassando as qualidades que a tecnologia associada a um programa desta natureza deve possuir, e para fechar fiz referência aos 3 tipos mais comuns de um programa de benefícios moderno: 

1. Convênios e descontos exclusivos

Esta é uma versão mais básica de um esquema de benefícios para colaboradores e define as bases para sua futura expansão, e é ideal para as empresas que estão dando seus primeiros passos nesta matéria. 

Em resumo, trata-se de uma rede de descontos e convênios exclusivos para os colaboradores da empresa, que podem acessar online (através de conexões tanto fixas quanto móveis), com cupons impressos, credenciais ou por telefone. É uma forma de aumentar o poder aquisitivo dos colaboradores sem subir os salários.caracteristicas-programa-convenios-gointegro-pt

2. Benefícios flexíveis de tempo livre e mais... 

Uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SRHM) dos Estados Unidos determinou que o tempo livre remunerado é o benefício mais desejado pelos colaboradores. 

Estes benefícios introduzem um elemento de flexibilidade muito mais palpável na experiência do colaborador, já que através de um modelo de créditos disponíveis o usuário pode escolher entre gastar os benefícios de tempo livre remunerado ou em outros benefícios como entradas para o cinema, shows, gift cards, etc. 

Em um post anterior entitulado “o benefício mais potente que você pode oferecer para aos seus colaboradores”, você pode entender melhor o valor de um benefício desta natureza. Pode ver também a gravação de um webinar recente onde realizei uma demo do aplicativo de Benefícios Flexíveis da GOintegro. 

Além dos benefícios de tempo livre, é possível utilizar como um complemento a outros programas de recursos humanos, já que oferecem um excelente recurso para premiar o desempenho, as atitudes e comportamentos que se alinham com a cultura interna e as metas do negócio.

3. Benefícios flexíveis ampliados

Como fazer para que os colaboradores saibam e sintam que o valor que recebem da empresa está acima de seu salário base e os benefícios que recebem? Esse é o objetivo estratégico dos benefícios flexíveis ampliados: maximizar o conceito de flexibilidade alcançando a totalidade da compensação cada colaborador. 

Em termos práticos, a chave é ampliar ou introduzir graus crescentes de flexibilidade nos elementos relacionados com a compensação econômica que o colaborador recebe, usando e combinando variáveis que protegem seu poder aquisitivo e sua família diante de riscos financeiros, como planos de saúde, seguros, etc. 

Trata-se de uma estratégia muito delicada, que também reflete os valores da gerência e suas crenças sobre a relação da empresa com o colaborador. Como consequência, seu impacto sobre tudo no clima laboral e o compromisso dos colaboradores é decisivo.exemplos-beneficios-flexiveis-ptEn resumo

Como você pode ver, a tecnologia, e os tipos de esquemas de benefícios que você deseja implementar são fatores críticos de sucesso para o seu programa moderno de benefícios para colaboradores. 

Na quarta e última entrada desta série irei analisar o impacto deste tipo de iniciativas na gestão dos resultados da área de Recursos Humanos.

 

 

descarga-ebook-claves-programa-beneficios-pt

 

 

Daniel Bogomoltz
Escrito por Daniel Bogomoltz

Country Manager, GOintegro Brasil

Nueva llamada a la acción

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO DO NOSSO BLOG